BEM VINDOS

Bem vindos ao blog Jornalzinho na Escola, este blog é um trabalho dos alunos feito nas aulas de informática. contato: informatica.alcides@gmail.com.

Projeto Jornal na Escola


PROJETO JORNAL NA ESCOLA

"A informática contribuindo com o enriquecimento do processo educacional"
Profª Cristiane Machado de Vargas
Informática Educativa


JUSTIFICATIVA


A tecnologia vem conquistando muita influência na sociedade através dos seus vários instrumentos de mídias, ela é responsável pelo grande volume de informações que são lançadas pelo mundo a todo instante. Hoje existem muitas formas de comunicação, de expor ideias e experiências, as mais antigas como o jornal, trabalham junto com as novidades tecnológicas, como os blogs.

Na nova escola, agora informatizada, é preciso diversificar a forma de ensinar, utilizando as novas mídias como ferramentas que auxiliam na aprendizagem do aluno e contribuem com a inclusão digital. A acessibilidade proporcionada pela internet permite que os alunos busquem novas informações, pesquisem e publiquem suas descobertas, expondo novas ideias e expressando sua opinião, assim usando o computador como recurso pedagógico que auxilia na produção do conhecimento. 

Expor os trabalhos dos alunos é uma forma de motiva-lo a produzir, porque ele sente que sua produção será valorizada. O projeto do Jornal na Escola visa envolver os alunos em pesquisas e entrevistas para coleta de informações, pretende criar um ambiente na sala informatizada em que eles se sintam produtores do jornal, editores, redatores, ou seja, verdadeiros jornalistas.

A participação do aluno na produção do jornal além de desenvolver a habilidade no uso da informática, também pretende motivar o aluno a: pesquisar, ler, interpretar, sugerir, criticar, escrever, produzir e corrigir. E assim almejar bons resultados no processo de ensino aprendizagem dos aluno.

O projeto Jornal na Escola é um trabalho interdisciplinar, que visa abordar temas transversais e divulgar as atividades pedagógicas realizadas na escola, envolvendo os alunos  na produção do jornal, a fim de desenvolver suas habilidades com as ferramentas da informática e em  diferentes áreas do conhecimento, assim contribuindo para o enriquecimento do processo educacional, tendo como resultado a produção do jornal impresso e a publicação virtual no blog da escola.


OBJETIVOS


Objetivo Geral: 
 
Produzir o jornal na escola, aplicando os conhecimentos de informática de forma interdisciplinar, abordando temas transversais e publicando as atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola, a fim de desenvolver as habilidades do aluno e contribuindo para o enriquecimento do processo educacional.


Objetivos Específicos:


- Utilizar a informática na educação de forma interdisciplinar.


- Desenvolver a habilidade com as ferramentas de produtividade do computador.

- Utilizar o editor de texto para a escrever, editar e fazer a correção.

- Aprender a explorar a internet para a pesquisa e a publicação. 

- Utilizar diferentes tecnologias e mídias para registrar imagens e videos. 

- Estimular a produção textual e a prática de leitura.

- Adquirir maior facilidade para escrever e expressar-se.

- Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do aluno.

- Despertar a criatividade, a produção artistica e cultural.

- Publicar os trabalhos pedagógicos realizados na escola.

- Abordando temas transversais.

- Viabilizar o jornal como recurso didático para todas as disciplinas curriculares.



METODOLOGIA

 Será apresentado para os alunos vários tipos de jornais para que eles explorem a estrutura das matérias e apresentação das páginas. Os alunos realizarão estudo de campo, irão visitar a produção de um jornal da região e conhecer o trabalho dos profissionais.  
A primeira etapa da produção do jornal na escola é definir os temas transversais que serão abordados e distribuir  um tema para cada turma. Em seguida os alunos irão pesquisar os temas em livros, jornais e na internet.
O próximo passo são as entrevistas para coleta de dados e o registro de imagens e vídeos. Logo após no laboratório de informática começa a digitação, correção e formatação dos textos. Por fim as matérias serão publicados no blog e irão para a impressão do jornal. Os jornais impressos serão lidos e trabalhados em sala de aula.


AÇÕES


- Apresentar diferentes tipos de jornais.
- Estudo de campo, conhecer a produção de um jornal local.
- Reunião com os alunos para defnir o conteúdo do jornal.
- Definção das colunas e matérias que serão públicadas.
- Dividir um tema para cada turma.
- Coleta de dados para a produção das matérias.
- Adquirir informações através de visitas, pesquisa e entrevista. 
- Registrar imagens e videos.
- Pesquisar na internet.
- Escrever as reportagens, digitação e formatação do texto.
- Revisão e edição das matérias.
- Publicação da edição impressa.
- Publicação da matéria no blog.
- Distribuição das edições.



RESULTADOS ESPERADOS

Produção e publicação de uma edição de jornal na escola, contendo matérias sobre as atividades pedagógicas realizadas na escola, abordando temas transversais.


PÚBLICO ALVO

O projeto irá envolver todos os alunos da escola, do infantil V ao 5º ano.